sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Carteira de Ações Global - Parte 2

Olá investidores,

Conforme prometido, compartilho abaixo com vocês as empresas alemãs e japonesas que farão parte da minha futura nova carteira de ações:


Alemanha: Allianz, Bayer, Commerzbank, Deutsche Telekom, Nestlé* e SAP.

Eu sei que a Nestlé não é germânica, porém, ela vai entrar assim mesmo, afinal, a Suíça é logo ali, rs.

Japão: JTI, Sony, TEPCO e Tokio Marine.

Comentários, dúvidas ou sugestões?

Pode mandar bala aí embaixo!!!

Abraços a todos.

24 comentários:

  1. Legal a carteira IL!

    Só empresas top! É isso ai

    ResponderExcluir
  2. IL, na minha modestíssima e superficial opinião, montar uma carteira na Alemanha sem colocar nenhuma empresa de bens de capital é um desperdício, rs. É precisamente nisso que a Alemanha lidera frente ao mundo e é precisamente este segmento que permite que sua economia seja tão resiliente às crises.

    Sugiro que consulte um engenheiro (de qualquer área) sobre a qualidade das empresas e produtos alemães.

    No mais, a conjuntura global da carteira parece-me bem balanceada. Como pensa em alocar o capital, dividindo igualmente entre as empresas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande PM,

      Então, inicialmente a Siemens fazia parte das selecionadas, porém, ela acabou sendo cortada na lista "final", que ainda pode ser mudada, rs.

      Isso mesmo! Como todas as empresas são boas, cada uma delas terá um peso de 5%, totalizando os 100%.

      Abraços!

      Excluir
    2. Tá aí uma grande opção, que ao meu ver cairia muito bem na sua carteira. Quando falam em Siemens, normalmente os brasileiros pensam apenas no ramo digital da empresa, que nem é o mais forte. A Siemens Healthcare e Industry (em especial seu braço Schaeffler Group) são verdadeiras potências.

      E essa é apenas uma das ótimas opções. No setor em que atuo, por exemplo, é unânime o conceito de que "se é alemão, é bom". Por isso analisaria o setor inteiro de bens de capital com mais carinho. São muitas empresas, claro, mas acho que vale a pena o esforço.

      Quanto a alocação, creio ter ficado simples e efetiva. Gosto particularmente do bom percentual alocado em consumo não-cíclico, que creio que poderia ser ainda maior.

      Abraços.

      Excluir
    3. PM,

      Pois é, depois eu vou dar uma olhada com mais calma tanto na Siemens, como nas empresas de Bens Industriais da Alemanha.

      O único problema é que eu já havia decidido não ter nenhuma companhia desse setor, rs. A respeito da alocação, não tem muito para onde fugir:

      Consumo e financeiro sempre estarão na frente!

      Abraços.

      Excluir
  3. Prezado IL, boa tarde!
    De que modo vc irá fazer a aquisição de tais ações?
    Obrigado.
    Abraco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde IM,

      Por meio da Interactive Brokers, como já faz o colega Frugal Simple.

      Abraços!

      Excluir
  4. Grande Livre!

    A SAP é como se fosse a Totvs alemã né?
    A Nestlé tá com valuation nas alturas. O povo tá fugindo dos bonds zero e negativo e comprando ação a qualquer preço só pelo yield, mesmo que muito baixo.

    Tokio Marine é o seguro do meu carro, é muito bom, nao conheço o valuation da empresa. O japão vem melhorando bem a economia e o Nikkei respira após duas décadas morto e enterrado.

    E o livro livre? Já começou?

    Tou gostando de ler esse blog e já baixei o livro do cara.

    http://jlcollinsnh.com/stock-series/

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simple,

      Exatamente, embora a Totvs, nos últimos meses, esteja piorando bastante né?!

      Na minha forma de investir eu não levo em conta os preços das ações, e sim os lucros. E nisso a Nestlé é muito boa, rsrs.

      Pois é, o povo japonês é um dos que mais vivem no mundo, logo, ter uma seguradora de lá é praticamente obrigatório! E a TM é uma ótima opção...

      Infelizmente ainda não, mas espero começar ele em breve! Valeu pela indicação, depois vou dar uma olhada nesse blog também.

      Abraços!

      Excluir
    2. Vc tem acompanhado no nikkei nos últimos anos?
      Eu não consigo entender o povo japonês. É um povo muito peculiar.
      A Nestlé com certeza é uma ação extremamente defensiva e pra comprar pro resto da vida. O que me pega é esse valuation dela, um PL de 30 não é pouca coisa, tem tanta empresa boa com PL de 10,11,13 por aí. Fico me lembrando das palavras do Filip Fischer... Ainda tenho muitos clássicos para ler.

      Acho bom aproveitar que o real valorizou muito esse ano frente ao dólar e o franco suiço caiu muito e se empatou com o dólar pra se posicionar logo em ativos em dólar e suiços. Se a PEC 241 do Temer for aprovada e implementada, acho que o real vai subir forte (mas isso é só achismo mesmo).

      Tem que torcer para o próximo canalha que assumir a presidência não revogar essa PEC. Nem sei se isso é possível, você sabe?

      Abraço!

      Excluir
    3. Sim a Totus tá bem ruim. Já zerei ela no BS e botei 0% nos objetivos. Quarentena mesmo. Vai ficar assim pelo menos até metade do ano que vem. Como tenho conta na IB agora posso comprar uma empresa TI mais fodona. Meu amigo, vc não sabe o alívio que é poder estar dentro da IB, vc também vai sentir isso, uma vida sem amarras. Tou de olho em umas 3 empresas sul africanas muito boas para complementar minha carteira de ações. Abraço.

      Excluir
    4. Frugal,

      O índice não, mas as empresas sim, e elas continuam lucrativas, rsrs. O povo japonês é admirável, eu invejo eles no bom sentido, é claro!

      A Nestlé é uma empresa mais do que boa e isso é o que importa... O P/L é secundário, senão for terciário, rs.

      Mesmo com a PEC, o Brasil continua não tendo solução. Vai haver uma melhora no curto prazo, mas nada duradouro. Acho que somente o Congresso pode alterar ela.

      Abraços!

      Excluir
    5. Simple,

      Coincidência ou não, foi só comprar a Bematech que a Totvs veio ladeira abaixo. Enfim, essa piora pode acontecer com qualquer empresa, logo, segue o jogo!

      Não vejo a hora disso acontecer, rs. O que eu mais gostei da IB foi justamente o fato de poder ter acesso a vários mercados globais!

      Depois revele quais empresas novas são essas...

      Abraços!

      Excluir
  5. IL,

    Não tenho o menor conhecimento para opinar ... mas .. são marcas muito fortes no mundo todo ... vai postando aí vamos acompanhando o que vai dar essa aventura de investimentos o exterior ..

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodolfo,

      Ao menos você gostou das empresas, né? Beleza, pode deixar que eu vou atualizando vocês sim!

      Abraços.

      Excluir
  6. Livr3 dá uma olhada nessa empresa

    http://www.steinhoffinternational.com/03-investor-relations.php

    Ela chama steinhoff.

    Ela é listada em Frankfurt, mas é uma das maiores da africa do sul e cresce muito na africa e asia. Dá uma passada aí no release.

    Outra boa é essa:

    https://www.richemont.com/investor-relations.html

    Só marcas de luxo. É suiça.

    Outra que gostei, se chama Naspers:

    https://www.naspers.com/investors

    Também tem a Loreal que é quase global e acho que a maior de cosméticos.

    http://www.morningstar.com/stocks/xdus/lor/quote.html


    Pronto. tem essas 4 aí pra vc dar uma olhada.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frugal,

      Obrigado pelas indicações! Vou dar uma olhada em todas essas empresas com carinho.

      Abraços.

      Excluir
    2. tem tambem http://www.wikinvest.com/stock/Diageo_(DEO)

      smirnoff e johnnie walker hehehe

      Excluir
    3. Anônimo,

      A Diageo é uma empresa excelente também!

      Abraços.

      Excluir
    4. Olá IL

      Parece bacana as empresa. Só ficaria longe dos bancos. Juros na Euro não é nada atrativo, talvez focar mais em indústria que é o forte por lá.

      Fiz uma análise da diageo no blog ano passado se não me lembro

      Está meio estagnada sem crescimento e sofrendo muito com a crise asiática especialmente China.

      Compre uma da Europa esse mês. Vou publicar lá no blog. Mas não é nenhuma dessas suas.

      Excluir
    5. VD,

      Obrigado!

      Então, eu tive que colocar o Commerzbank na lista mais por falta de opção, e para poder fechar a minha nova carteira de ações. Todos nós sabemos que a indústria alemã é muito forte, porém, eu optei por não ter nenhuma empresa desse setor...

      Eu lembro do seu post, é uma maneira excelente de poder aprender um pouco mais sobre ela!

      Bacana, vou ficar esperando a revelação da sua novidade, rsrs.

      Abraços!

      Excluir
  7. Olá IL3,
    Não tenho como opinar sobre as empresas. Só achei que foi muito rápido a escolha delas. Eu não sei se você analisou a lucratividade, margens e endividamento dessas empresas, e não tenha comprado apenas por serem empresas grandes e famosas de países desenvolvidos, mas espero que você tenha feito o dever de casa neste curto espaço de tempo.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande ADP,

      É uma pena, pois a opinião de um titã como você é mais do que bem-vinda!

      Olha só, se eu disser para você que analisei tudo isso estarei mentindo... Porém, eu optei por empresas lucrativas, sólidas e com uma longa história de sucesso.

      Creio que isso seja suficiente!

      Abraços.

      Excluir